Conscientização Gramatical pela Educação Científica - ConGraEduC


Este projeto foi a única proposta de pesquisa idealizada para ser implementada em aulas de Língua Portuguesa, aprovada na chamada pública para financiar pesquisas e ações educativas dentro do Programa Ciência na Escola (PCE). Esse programa é promovido pelo Governo Federal brasileiro com a gestão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O PCE objetiva aprimorar o ensino de ciências em escolas públicas brasileiras de ensino básico e, consequentemente, ampliar o conhecimento e despertar o interesse dos alunos por práticas de investigação científica. Objetiva contribuir ainda para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, integrante da Agenda 2030 da Organização Nações Unidas (ONU).

Nesse sentido, o ConGraEduC destaca que também se faz ciência ao estudar fenômenos atrelados às línguas, envolvendo os usos linguísticos orais e escritos nas diversas situações de interação. Compreende-se ainda que a produção científica não pode ficar restrita a universidades ou a centros de pesquisa. Nesse sentido, os professores da educação básica estão no centro deste projeto, eles também são responsáveis pela produção do conhecimento especializado no ConGranEduC. Para tanto, valoriza-se o diálogo entre representantes de instituições de ensino superior e de ensino básico, a fim de produzir saberes que possam contribuir efetivamente para a inovação do ensino da língua portuguesa no Brasil. 

Para proporcionar estratégias diferenciadas de trabalho com a gramática da língua portuguesa nas escolas, o ConGraEduC se utiliza de metodologias de ensino inovadoras com usos de textos didáticos para promover a divulgação de conhecimentos especializados, de vídeos animados, de jogos analógicos e digitais, dentre outros materiais para o estudo da língua.

Finalmente, destaca-se que o universo do escritor brasileiro Monteiro Lobato é explorado nos diferentes materiais didáticos do LabGram. Trata-se de uma singela homenagem a esse grande intelectual da literatura nacional. Sejam bem-vindos, explorem e contribuam com o Laboratório Virtual de Pesquisa Escolar com Gramática.


OBJETIVOS GERAIS DO ConGraEduC

 

1. Produzir um ambiente virtual para contextualizar o trabalho de educação científica em aulas de Língua Portuguesa, desenvolvendo a alfabetização e o letramento científicos de professores e alunos;

 

2. Construir as aulas de Língua Portuguesa como espaços para o desenvolvimento da aprendizagem a partir de práticas de pesquisa, utilizando a própria língua materna dos alunos como objeto de investigação na escola;

 

3. Produzir estratégias pedagógicas para divulgar, especialmente em comunidades escolares, o trabalho científico realizado na Linguística Aplicada.

 

COORDENAÇÃO DO PROJETO

Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT/CNPq)

 

BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

1. Cristovão Ferreira Liberato Júnior (IFTO/CNPq - 06/2020 a 10/2021)

2. Caio Felipe Souza Moreira (IFTO/CNPq-EM - 02/2021 a 08/2021)

3. Maria Clara Nazareno Aires (IFTO/CNPq-EM - 03/2020 a 10/2021)

4. Marina Amorim Lima (UFT/CNPq)

5. Nayra Aires (UFT/CNPq - 09/2020 a 08/2021)

6. Ana Beatriz Rodrigues Assunção (UFT/CNPq-AF)

7. Roseane Ferreira (UFT/CNPq-AF - 09/2020 a 08/2021)

8. Susanna Soares Santos (UFT/CNPq-PIBITI)

 

COLABORAÇÃO COM O PROJETO

Você colabora com o ConGraEduC ao se cadastrar no LabGram, utilizar nossos materiais didáticos ou registrar quaisquer mensagens nas seções reservadas aos comentários. Ao realizar tais procedimentos, você estará concordando que seus acessos e demais ações sejam registrados e utilizados nas pesquisas científicas realizadas no projeto.   

Este projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT).